Japão mobiliza sistema antimíssil contra foguete norte-coreano
Coreia do Norte lançará foguete em abril para levar satélite ao espaço.
EUA e aliados vêem ação como teste de míssil de longo alcance
Da France Presse
5 comentários
saiba mais
Coreia do Norte ignora ONU e anuncia que vai lançar foguete
O ministro de Defesa do Japão ordenou nesta sexta-feira (23) a mobilização de um sistema antimíssil que permite ao exército derrubar eventuais foguetes norte-coreanos de longo alcance que ameacem o país.
"Ordenei funcionários a preparar a mobilização do PAC-3 e navios de guerra Aegis", disse o ministro Naoki Tanaka, citando os sistemas antimísseis e destroyers. "Estamos conversando com governos locais sobre a mobilização", acrescentou.
Os sistemas antimísseis deverão ser mobilizados na ilha de Okinawa, sudeste do Japão, mas qualquer ordem para derrubar um eventual foguete norte-coreano precisará da aprovação do primeiro-ministro Yoshihiko Noda.
A Coreia do Norte anunciou que lançará um foguete no mês que vem para colocar um satélite em órbita, uma ação que os Estados Unidos e seus aliados vêem como um pretexto para testes com foguetes de longo alcance.
Autoridades japonesas afirmaram que o projétil passaria por Okinawa.
As preparações do Japão, frequentemente apontado como alvo norte-coreano, ocorre enquanto líderes mundiais incluindo o presidente americano, Barack Obama, preparam-se para uma cúpula nuclear em Seul na semana que vem, oficialmente focada na questão do terrorismo.
Mas o programa nuclear norte-coreano também deve entrar no debate.
Em 2009, o Japão ordenou preparações de defesa antimíssil semelhantes antes do lançamento do último foguete de longo alcance de Pyongyang, que levou a condenações por parte do Conselho de Segurança da ONU e sanções contra o Estado comunista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário